2022:Friendly space policy/pt-br

From Wikimania
This page is a translated version of the page 2022:Friendly space policy and the translation is 98% complete.

Política de espaço amigável para eventos da Fundação Wikimedia


Política Espacial Amigável

Introdução

A Fundação Wikimedia está dedicada a fornecer uma experiência acolhedora para todos, independentemente de gênero, orientação sexual, identidade ou expressão de gênero, capacidade, aparência física, idade, raça, etnia, afiliação política, nacionalidade ou religião – e não limitada a estes aspectos. Não toleramos qualquer forma de assédio dos participantes dos eventos. Linguagem e imagens sexuais não são apropriadas para conferências ou palestras. Qualquer participante que violar estas regras poderá ser sancionado ou expulso da conferência a critério dos organizadores.

Diretrizes para participação

A equipe organizadora está comprometida a oferecer uma ótima experiência a todos os participantes. Sendo assim, tomaremos cuidado extra sobre como os participantes se comportam nas plataformas online que iremos monitorar durante o evento. Encorajamos uma colaboração positiva e bondosa entre participantes, e estamos prontos para limitar ou cancelar a participação de pessoas que não estiverem disponíveis a seguirem estas diretrizes.

Comportamento esperado

Encorajar uma atmosfera positiva e amigável. Valorizar as ideias, estilos e opiniões dos outros. Tenha sempre em mente que as pessoas podem ter diferentes níveis de conhecimento, habilidades e vivências que você. Esteja sempre aberto a possibilidades diferentes e de esta errado. Seja cortês em todas as suas interações e comunicações. Tenha em mente do seu impacto e como suas contribuições (mensagens, discussões, comentários) podem afetar as pessoas. Antes de enviar uma mensagem (especialmente uma piada ou criticismo), tome um tempo para ponderar se a outra pessoa se sentirá atacada ou irritada com sua mensagem. Seja direto, construtivo e positivo.

Respeite a privacidade e anonimato das pessoas. Alguns participantes utilizam pseudônimos para se manterem separados de sua identidade real. Nunca revele informações privadas de uma pessoa (nome real, local de residência, situação da família, orientação sexual, imagens etc.) sem seu consentimento explícito. Aceite que alguns talvez não queiram responder a perguntas pessoais.

Esteja atento ao espaço que você ocupa. Durante uma discussão, ou ao trabalhar em grupo, certifique-se de que não seja a única pessoa falando ou escrevendo. Certifique-se de que você está deixando espaço suficiente para que outras pessoas participem, e encoraje discussões ao invés de monólogos. Faça esforço para encorajar a participação de todos os presentes, especialmente aqueles de grupos que possam estar sub-representados (mulheres*, falantes de outros idiomas, novatos).

Peça por ajuda se precisar. A conferência irá tratar de uma variedade de tópicos e envolverá várias ferramentas, tecnologias e áreas de conhecimento. Ninguém sabe de tudo, e é perfeitamente normal ter questões ou precisar de ajuda com alguma coisa. Peça ajuda sempre que precisar!

Ajude os outros. Se você possui conhecimento sobre um tópico em específico, ou se tem a habilidade de encontrar documentação mesmo quando está bem escondida, então considere ajudas as outras pessoas. Ajudar não significa fazer o trabalho delas: você pode simplesmente apontar para a documentação, responder perguntas ou sugerir alternativas.

Comportamento que não será tolerado

A equipe organizadora será especialmente cuidadosa sobre as seguintes áreas, e pode chegar à decisão de banir participantes temporária ou permanentemente se seu comportamento for considerado danoso aos outros.

Assédio: Isto inclui, entre outras coisas, afirmações ofensivas sobre gênero, orientação sexual, capacidade, aparência física, etnia ou credo, representações de natureza sexual, intimidação consciente, perseguição, fotos ou gravações indesejadas, obstrução contínua de palestras e outros eventos, contato físico indesejado e atenção sexual indesejada. As pessoas que foram avisadas sobre tal comportamento devem parar imediatamente.

Violência e ameaças de violência não serão aceitas – online ou offline. Isto inclui incitação a violência direcionada a um indivíduo, o que inclui encorajar uma pessoa a causar auto-mutilação. Isto também inclui postar ou ameaçar a postagem de informações privadas que possam identificar outras pessoas (conhecido como "doxxing").

Ataques pessoais: Conflitos irão sempre acontecer, mas frustração nunca deve se transformar em ataques pessoais. Não é aceito insultar, humilhar ou rebaixar outros. Atacar alguém por suas opiniões, credos e ideias também não é aceitável.

Atenção sexual indesejada: Isto inclui comentários, piadas ou imagens durante interações de natureza sexual, comunicações ou materiais de apresentação, assim como imagens ou texto sexuais. Contato físico simulado (tais como emoji de "beijo") sem consentimento afirmativo não será aceito.

Conteúdo indesejado: Postar conteúdo, imagens ou ligações que não estão relacionados com o tópico atual. Postar, repetidamente, conteúdo, imagens ou ligações sobre um tópico que ninguém mencionou. Promover, repetidamente, uma opinião, mídia, ferramenta ou projeto específicos sem ter sido pedido antes. Isto também inclui: perguntar várias vezes a mesma questão após outro participante terem tentado respondê-la, fazer perguntas genéricas que não estão relacionadas a projetos sendo trabalhado pelas pessoas, entrar em contato com as pessoas pedindo opinião em um tópico específico.

Encontre ajuda

Teremos um grupo de pessoas designado que irá monitorar as salas de bate-papo e áreas de discussão para garantir que as políticas aqui escritas sejam seguidas. As pessoas do grupo terão a habilidade de remover aqueles violando a política das seções de comentários, pads e qualquer outra área de discussão sob controle da equipe da conferência. Elas também terão a habilidade de banir permanentemente qualquer um que estiver, clara e repetidamente, violando estas políticas.

Se você se sentir desconfortável durante o evento, ou achar que as políticas acima foram desrespeitadas, favor utilizar a informação para contato específica para este evento publicada na página de Ajuda.

Ver também