2021:Migrando o Wikimania para o espaço virtual

From Wikimania
This page is a translated version of the page 2021:Moving Wikimania to a Virtual Event and the translation is 100% complete.

Migrando o Wikimania 2021 para o espaço virtual.
Uma carta da Diretora de Operações da Wikimedia Janeen Uzzell para a comunidade da Wikimedia
27 de janeiro de 2021


Mais cedo neste ano, quando decidimos cancelar a Wikimania 2020, muitos de nós tínhamos a esperança de que poderíamos adiar o evento para 2021. Eu estava ansiosa em poder me encontrar com todos vocês em Bangkok em agosto para nossa primeira Wikimania no Sudeste Asiático.

Entretanto, olhando para o futuro, apesar de desenvolvimentos promissores na pesquisa de vacinas, é improvável que poderemos todos viajar livremente e nos reunir em agosto de 2021. Durante os últimos meses, a equipe de eventos da Fundação Wikimedia esteve se reunindo com o Comitê de Direção da Wikimania e a Equipe Central de Organização da ESEAP (Regiões Leste e Sudeste da Ásia e Pacífico) para discutir sobre como proceder com a Wikimania em 2021. Juntas, as partes interessadas decidiram que a próxima Wikimania será um evento virtual. Ao invés de ser realizado somente pela Equipe Central de Organização da ESEAP, a Wikimania virtual será realizada por um grupo mais amplo de membros da comunidade. Como ainda há um grande desejo de realizar a Wikimania no futuro pela Equipe da ESEAP, ela permanecerá como a anfitriã para o próximo evento realizado presencialmente.

Para muitos de nós, ficar sabendo que não poderemos nos encontrar em pessoa na Wikimania de 2021 é uma péssima notícia. Mas me sinto encorajada pelo sucesso e criatividade de todos os eventos virtuais realizados recentemente pelos movimentos, desde eventos regionais como o itWikiCon ao evento Wiki 20 na Ásia-Pacífico para celebrar os 20 anos de Wikipédia e aa Discussões Globais da Estratégia do Movimento realizadas em dezembro. Eu escutei mais de vocês durante os últimos meses do que imaginei quando a pandemia começou. Como sempre, os wikimedistas se adaptaram e encontraram novos meios de se conectarem.

Nós acreditamos que este novo formato virtual irá gerar oportunidades para que mais pessoas dentro do nosso movimento possam se envolver na criação de um evento. Iremos continuar trabalhando no processo colaborativo e aberto da criação de uma programação para a Wikimania que começamos durante a Wikimania na Suécia em 2019. Já que esta é nossa primeira Wikimania virtual, iremos também aprender muito com essa experiência e, se possível, incluiremos opções de participação virtual em Wikimanias presenciais futuras. A Wikimania 2021 pode não acontecer como imaginamos inicialmente, mas ainda será uma oportunidade de celebração, especialmente já que ela ocorrerá durante o aniversário de 20 anos da Wikipédia.

Estamos abertos a nova ideias para esta Wikimania virtual e, em janeiro, planejamos compartilhar mais informações sobre como você pode participar do processo de planejamento. Também poderemos compartilhar mais informações durante os próximos meses sobre o que isso significa em relação a convites, envio de propostas e bolsas de estudo. Enquanto isso, sinta-se à vontade para compartilhar seus pensamentos, ideias e sugestões com o Comitê de Direção da Wikimania no Meta.

Como um movimento, valorizamos as oportunidades que temos para nos conectar pessoalmente, e estamos ansiosos para quando poderemos nos reunir em pessoa novamente. Até lá, mantenham-se seguros!

Janeen Uzzell
em nome do(a)
Equipe Organizadora Principal da ESEAP
Comitê de Direção da Wikimania
Time de Eventos da Fundação Wikimedia