2021:Program Navigation/pt-br

From Wikimania
This page is a translated version of the page 2021:Program Navigation and the translation is 100% complete.


Wikimania – conectando virtualmente

Wikimania é a maior reunião de pessoas ao redor do mundo que apoiam e contribuem com projetos da Wikimedia, incluindo Wikipédia, Wikimedia Commons, Wikidata entre outros.

Uma parte importante da Wikimania é apreciar as pequenas interações, conversas de corredor, encontros em grupo, e reuniões improvisadas, além das conferências formais. Isto tudo acontece organicamente quando nos encontramos cara-a-cara.

A Equipe de Organização Central quer que participantes tenham a experiência completa da Wikimania, mesmo que esta esteja acontecendo online. Ao escolher a plataforma que iremos utilizar, tivemos que equilibrar nosso desejo – como organizadores – entre priorizar o uso de software livre e de código aberto com a necessidade de uma plataforma segura, acolhedora e fácil de usar. Onde não foi possível utilizar software livre e de código aberto, tentamos proteger a privacidade e dados de participantes através de negociações com as empresas. Todas essas plataformas já foram utilizadas anteriormente pelo movimento.

Onde a Wikimania acontecerá?

Um curto vídeo de como será a Wikimania 2021.

Juntos, escolhemos uma plataforma com todas as funcionalidades necessárias para fazer deste evento o mais divertido, animado e informativo possível.Levamos em consideração as necessidades de vídeo e áudio, chat, P&R, enquetes, quadros-branco, apoio técnico e recursos para apresentações. Tudo isso ao mesmo tempo que tentamos garantir suporte a participação multilíngue. Tudo isto enquanto criamos um ambiente seguro através da aplicação da Política de espaço amigável.

A plataforma que estamos utilizando para o evento virtual se chama Remo. A Wikimania será a segunda vez que o movimento da Wikimedia utiliza essa plataforma. A primeira vez foi durante a hackatona de 2020, quando funcionou bem e recebeu comentários positivos por parte dos participantes.

Plataforma Remo para eventos virtuais

O Remo é uma Plataforma para Eventos Virtuais que permite que participantes fiquem imersos no evento. O espaço Remo para a Wikimania foi estruturado para ser como uma conferência. Desde edifícios virtuais no espaço online a pequenas salas para conversas individuais. Imagine mesas, cadeiras, salas em diferentes andares etc., onde o você virtual pode se mover, encontrar velhos amigos e mais.

  • Espaço pra conferências – o espaço Remo consiste de vários edifícios de múltiplos andares. Cada edifício hospedará uma fila (grupo de apresentações) completa com sua própria programação ao longo do dia. Existe uma fila para sessões criadas por afiliados, e uma para sessões criadas por indivíduos – cada uma em seu próprio edifício.
  • Plenário – o espaço central onde todos os palestrantes principais e eventos de entretenimento acontecerão. Programação em outros edifícios irá pausar e a transmissão do plenário será exibido em todos os espaços quando algum evento estiver acontecendo no plenário.
  • Mesas –mesas são espaços onde você pode ter conversas de vídeo e áudio fora da programação agendada. Um dos edifícios servirá exclusivamente como um espaço para networking para os participantes. Haverá opções para mesas em grupo ou privadas no espaço para socialização.
  • Bate-papo – haverá várias maneiras de conversar com os participantes: conversas privadas, em pequenos grupos, ou publicamente dentro do espaço Wikimedia no Remo.

Edifícios

Wikimania 2021 – maquetes do andar no Remo – edifício 1 – Vila Comunitária

Cada uma das filas da Wikimania será essencialmente um edifício diferente no Remo. Aqui estão os edifícios que farão parte do espaço e o que está marcado para acontecer em cada um.

Todas as sessões do plenário e sessões nos edifícios 2 e 3 terão suporte a traduções por áudio para sete idiomas: árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e alemão. Não queríamos limitar o conteúdo disponível na Wikimania devido à quantidade de traduções disponíveis, então criamos espaços adicionais para conteúdos que serão apresentados em somente um idioma, em outros edifícios.

Edifício 1

  • Todas as sessões do plenário (keynotes etc.). Áudio será traduzido do inglês para árabe, chinês, francês, alemão, russo e espanhol (e vice-versa).
  • Este é o edifício onde a Vila Comunitária está hospedada. A Vila Comunitária serve como um espaço onde grupos e organizações do movimento terão uma "mesa" para se conectar com outros membros da comunidade.
  • A Fundação Wikimedia também terá algumas mesas para equipes que estiverem hospedando uma.

Edifício 2

Wikimania 2021 – maquetes do andar no Remo – edifício 2-5
  • Este edifício é para o conteúdo criado pelos grupos e afiliações do movimento.
  • Áudio será traduzido do inglês para árabe, chinês, francês, alemão, russo e espanhol (e vice-versa).

Edifício 3

  • Este edifício hospeda conteúdo criado por indivíduos e coletivos.
  • Áudio será traduzido do inglês para árabe, chinês, francês, alemão, russo e espanhol (e vice-versa).

Edifício 4

Wikimania 2021 – maquetes do andar no Remo – edifício 6 – Desconferências
  • Esta é uma extensão da fila dos grupos e afiliados do movimento.
  • Tradução simultânea em áudio não estará disponível.

Edifício 5

  • Esta é uma extensão da fila de indivíduos e coletivos.
  • Tradução simultânea em áudio não estará disponível.

Edifício 6

  • A fila da "Desconferência" é liderada e organizada inteiramente pelos participantes da Wikimania.
  • Sessões da Desconferência são hospedados aqui e estão limitados a 20 participantes em cada uma das 20 "mesas".
  • Tradução simultânea em áudio não estará disponível.

Quando a Wikimania acontecerá?

Para acomodar pessoas de fusos diferentes, os horários dos eventos estão agendados para horas diferentes em cada dia durante a conferência, que vai de 13 a 17 de agosto. Aqui está uma visão geral desses horários. Todas as horas estão em GMT/UTC.

Dia Programação principal e Desconferência Hackatona
Dia 1 (sexta-feira, 13 de agosto) - to UTC
Dia 2 (sábado, 14 de agosto) to UTC
Dia 3 (sábado, 15 de agosto) to UTC
Dia 4 (segunda-feira, 16 de agosto) to UTC
Day 5 (Tuesday, August 17th) to UTC to UTC (showcase)