2021:Hackatona

From Wikimania
This page is a translated version of the page 2021:Hackathon and the translation is 67% complete.
Outdated translations are marked like this.




A hackatona da Wikimania 2021 acontecerá remotamente no dia 13 de agosto, começando às 05:00 UTC. Pretendemos fornecer um espaço onde a comunidade técnica possa se reunir e integrar pessoas que gostariam de participar no desenvolvimento da MediaWiki e das várias outras áreas do ecossistema técnico da Wikimedia. Também vemos esse dia como um espaço para experimentar. Com uma agenda aberta e uma mentalidade leve e organizada, o dia da hackatona é a oportunidade perfeita para você tentar novos projetos, formatos ou agrupar pessoas para trabalhar em uma nova ideia.

Primeiros passos

  • Você pode assistir a sessão de abertura a qualquer momento no YouTube ou no Commons.
  • Junte-se às redes sociais da hackatona para entrar em contato com outros participantes
  • Dê uma olhada no centro da hackatona no Phabricator para ver se existe algum projeto que gostaria de participar. Sinta-se livre para adicionar comentários em tarefas para manifestar seu interesse e entrar em contato com o responsável da tarefa.
  • Verifique a programação para ver se alguma sessão interessa você.

Redes sociais

Existem várias maneiras de se conectar a outros participantes. Aqui estão alguns canais onde as pessoas irão se reunir e conversar:

Em todos os canais e plataformas relacionadas à hackatona, o Código de Conduta para Espaços Técnicos da Wikimedia se aplica. Favor ver seu conteúdo e tente manter as redes sociais um local seguro e amigável para todos os participantes. Se precisa conversar com alguém ou relatar algum problema, sinta-se livre para entrar em contato com a equipe de Confiança e Segurança neste grupo do Telegram, ou envie um email para techconduct@wikimedia.org.

Sugira um projeto ou sessão

Durante a hackatona da Wikimania 2021, todos estão aptos a sugerir projetos, tarefas nas quais trabalhar, ou criar sessões para a programação.

Para propor um projeto:

  • Favor adicionar ou criar uma tarefa na coluna Projetos no centro da hackatona no Phabricator.
  • Descreva a tarefa de maneira simples para as pessoas possam entender sobre o que ela se trata.
  • Na descrição da tarefa, adicione quaisquer informações que ajudarão novas pessoas a se juntar ao seu projeto: ligações extras, que tipo de ajuda ou habilidades está procurando, como entrar em contato com você, grupo no Telegram do seu projeto, sessões relacionadas ao seu projeto etc.
  • Sinta-se livre para anunciar seu projeto nas redes sociais da hackatona. Como não existe uma sessão tradicional para "conectar projetos", esta é a maneira mais fácil de atingir contribuidores em potencial.

Para agendar uma sessão:

  • Antes de qualquer coisa, verifique a programação para ver se uma ideia parecida com a sua já foi agendada, e para verificar quais são os horários e salas disponíveis (a hackatona irá durar de 13 de agosto, 5:00 UTC até 14 de agosto, 5:00 UTC, e duas salas para sessões estão disponíveis no Jitsi)
  • Favor criar uma tarefa na coluna Sessões no centro da hackatona no Phabricator, utilizando este padrão.
  • Assim que a tarefa tiver sido criada, você pode agendar sua sessão adicionando ela na programação, preenchendo uma das células da tabela. Favor adicionar o nome de sua sessão e a ligação para a tarefa no Phabricator.
  • Importante: como facilitador da sessão, você deve garantir que o Código de Conduta para Espaços Técnicos da Wikimedia seja respeitado durante a sessão. Encorajamos você a trabalhar com pelo menos um co-facilitador para ajudá-lo nesta tarefa.

Exibição

A exibição da hackatona é uma reunião onde todos têm a oportunidade de apresentar seus projetos.

Ela acontecerá no dia 5 da Wikimania, terça-feira, dia 17 de agosto. Ela terá duas partes:

Mais detalhes sobre os projetos aqui.

Contato

Os organizadores principais da hackatona da Wikimania 2021 são Elfego Solares (WMF), Srishti Sethi (WMF) e Léa Lacroix (WMDE). Sinta-se livre para entrar em contato conosco se tiver perguntas ou sugestões.

Para entrar em contato com outros participantes da hackatona, ou se involver em seus projetos, verifique a lista de participantes e as redes sociais.

Se precisar um problema relacionado ao Código de Conduta, sinta-se livre para entrar em contato com a equipe de Confiança e Segurança neste grupo do Telegram ou envie um email para techconduct@wikimedia.org.