2023:Programa/Perguntas frequentes

From Wikimania
This page is a translated version of the page 2023:Program/FAQ and the translation is 57% complete.
Outdated translations are marked like this.


Aqui estão as respostas para perguntas frequentes sobre o processo de envio do programa.

Se tens outras perguntas e não estão nas perguntas frequentes, podes enviar um correio electrónico: wikimania(_AT_)wikimedia.org ou também acrescentar tuas perguntas à página de ajuda.

Quando acontecerá a Wikimania 2023?

As datas principais da conferência Wikimania em Singapura são do 16 ao 19 de agosto de 2023 (de quarta-feira a sábado).
  • O dia 15 de agosto é designado para encontros e trabalhos de coordenação.
  • 20 de agosto é o "Dia temático da cultura e do património", incluindo passeios e visitas ao local.
Consulte 2023:Programa para obter mais detalhes.

Quando as submissões do programa Wikimania 2023 são aceitas?

Os envios de ideias para o programa são aceitos de 28 de fevereiro até 28 de março de 2023 em (Em qualquer lugar da Terra, equivalente à UTC-12).

Qual é o tema de Wikimania deste ano?

O tema de Wikimania 2023 é Diversidade. Colaboração. Futuro. Pretende-se que seja transversal e se aplique como lente a todas as ideias de programação
  • Diversidade. A Wikimania será uma oportunidade para mostrar grupos regionais e temáticos como ESEAP como exemplos de inclusão: diferentes grupos de voluntários, indivíduos e afiliados, em diferentes estágios de desenvolvimento e de diferentes culturas intimamente envolvidas e colaborando de forma equitativa.
  • Colaboração Como evento global distribuído, Wikimania será uma forma de aprender uns de outros e compartilhar conhecimentos como iniciativas comunitárias, uso de ferramentas, organização de eventos, governo, campanhas em linha e maratonas de edição, resolução de problemas relacionados com Wiki e bem mais.
  • Futuro Wikimania 2023 será significativo para muitos Wikimedians como um fórum para discutir a implementação do 2030 Estratégia do Movimento Wikimedia (#Wikimedia2030), e outras prioridades atuais e futuras que o nosso movimento enfrenta, da tecnologia à política em todo o mundo.

Tenho uma ideia fantástica para a apresentação de um programa. O que devo considerar?

Sua submissão deve ter elementos que se conectem a pelo menos um dos componentes temáticos alinhados a Diversidade, Colaboração, Futuro. e idealmente ser interativo, seja uma demonstração ou uma mesa redonda. Lembre-se de que gostaríamos de destacar o excelente trabalho que está acontecendo em todos os projetos da Wikimedia, não apenas nos maiores. Também gostaríamos de destacar o trabalho que está acontecendo em todas as regiões do movimento, especialmente naquelas que não foram ou não foram representadas em eventos globais.

Como devo proceder com a submissão da minha ideia?

Sugerimos 11 faixas de programa para organizar e revisar os envios posteriormente. Escolha a faixa que melhor se aplica à sua sessão. Se você acha que a ideia do programa se aplica a um segundo tema, indique isso no formulário de inscrição. As faixas finais do programa dependerão do número e tipos de envios que recebermos e aceitarmos. As faixas sugeridas para submissão são:
  • Iniciativas comunitárias
  • Educação
  • Equidade, inclusão e saúde comunitária
  • Região ESEAP (Ásia Oriental, Sudeste Asiático e Pacífico)
  • GLAM, Patrimônio e Cultura
  • Governança
  • Jurídico, Defesa e Riscos
  • Dados abertos
  • Pesquisa, ciência e medicina
  • Tecnologia
  • Ideias malucas
Need some help with suggested topics for the tracks? You can read a selection on this page.

Onde devo enviar minha ideia de programa?

Este ano, estamos usando Pretalx, uma ferramenta de organização de conferências de código aberto que se concentra em fornecer a melhor experiência para palestrantes, organizadores e participantes. Os envios serão publicados neste wiki durante o processo de envio do programa para permitir que você veja se propostas semelhantes foram enviadas, uma grande oportunidade para se conectar e colaborar com outros wikimedians.

Que tipo de envio de ideias de programa são recomendados?

Tanto quanto possível, encorajamos oficinas e outras sessões interativas para aprendizado. Se a ideia do seu programa for uma apresentação focada ou compartilhamento de informações unidirecional, por que não considerar o envio de conteúdo de vídeo sob demanda pré-gravado, uma breve palestra relâmpago ou uma sessão de pôsteres para o espaço de exibição, pessoalmente ou virtual? Este ano, planejamos usar nosso local espaçoso e esperamos maximizar as sessões de pôsteres com momentos dedicados à interação com pessoas e ideias brilhantes.
We are accepting a number of different session formats:
  • Live sessions, which can be presented onsite in Singapore, virtually, or hybrid with some participants onsite and others virtual.
  • Pre-recorded or pre-created content (videos or posters), which can be shown as part of the program, part of an exhibition, and/or housed in our on-demand collection for participants to browse and view at any time.
There is space in the form to indicate what session type you are interested in.

Vamos utilizar uma configuração híbrida para Wikimanía deste ano?

Sim, estamos ansiosos para criar um equilíbrio entre a programação virtual presencial e ao vivo. Além disso, gostaríamos de aumentar nosso programa com vídeos pré-gravados, conteúdo sob demanda e gravações de cada dia em Singapura disponibilizados o mais rápido possível, para que outras pessoas ao redor do mundo, inclusive em eventos de satélite auto-organizados, possam desfrutar em um momento do dia conveniente para eles.

Qual deve ser a duração ideal das sessões para cada tipo de programa?

Veja abaixo os horários sugeridos e os diferentes tipos de sessão. As sessões reais do programa podem diferir, e o subcomitê de programação da Wikimania 2023 pode entrar em contato com você para propor uma alteração em seu envio. Se nenhum deles se adequar absolutamente à sua proposta, você pode sugerir no campo de duração personalizado no formulário de envio.
  • Conversa rápida: 10 minutos
  • Workshop: 60 minutos
  • Palestra: 30 minutos
  • Painel : 60 minutos
  • Mesa redonda/discussão aberta: 90 minutos
  • Sessão de pôsteres: 5 minutos
  • Sessão de entretenimento: 30 minutos
  • Outros, como Video On-Demand (faixa pré-gravada), 30 minutos.

Em que idioma posso enviar?

O formulário de inscrição está disponível em árabe, chinês (tradicional), inglês, francês e espanhol. O envio do seu programa pode ser feito nesses idiomas, bem como em indonésio (Bahasa Indonesia).

Posso apresentar mais de uma sessão?

Sim, pode apresentar mais de uma sessão para sua consideração.

Posso editar minha submissão uma vez que ela já foi enviada?

Sim, a Pretalx permite que você edite seu envio depois de enviado. Você continuará tendo acesso ao seu envio através do login que configurou durante o processo de envio.

Posso ter co-falantes?

Sim, a Pretalx permite que você designe co-falantes inserindo seus endereços de e-mail. Seu(s) co-palestrante(s) terão que configurar um perfil de palestrante com seus links de convite enviados para seus e-mails antes de se associarem à sessão para comunicações posteriores do subcomitê de programação.

E se o envio da minha ideia não for aceito, o que posso fazer em vez disso?

Se o seu envio não for aceito da forma como você o enviou, pense em contribuir com conteúdo de vídeo curto pré-gravado para ser disponibilizado sob demanda ou criar um vídeo curto de 1 a 3 minutos apresentando seu tópico como uma [[Special:MyLanguage/2023:Poster session|sessão de pôster virtual] ].

E se o tópico da minha ideia for semelhante aos envios de outras pessoas?

Se você vir alguém propondo um tópico ou discussão semelhante, incentivamos a colaboração ou a combinação de esforços. As palestras podem ser recriadas em painéis ou workshops. As submissões serão publicadas neste wiki durante o processo.

Quando saberei se minha ideia foi aceita?

Nosso objetivo é revisar os envios em abril e começar a comunicar os resultados aos remetentes em maio. Esperamos comunicar isso após o anúncio público das bolsas para os inscritos, também previsto para maio. O subcomitê de programação entrará em contato com você para desenvolver o programa Wikimania 2023.

I did not apply for travel scholarship. Will I automatically get a travel scholarship if my program submission is qualified?

If you selected Onsite in Singapore on the session format and you did not apply for a Wikimania Travel Scholarship, the organizers will presume you will travel to Singapore on your own expense and present at the conference. This is of course modifiable if you decide to present virtually instead.
Before the expected announcement in May, the Program Subcommittee and Scholarship Subcommittee will meet and sync their data. If a program submission applicant ticked the box that says I have applied for a Wikimania Travel scholarship, the Program Subcommittee will check with the Scholarship Subcommittee to see if the program submission applicant is awarded a travel scholarship. If the program submission applicant is listed as a Wikimania travel scholar, Program Subcommittee will inform the program submission applicant that they will be presenting in Singapore. If the program submission applicant was not awarded a travel scholarship, the Program Subcommittee will contact the program submission applicant to see whether a different session format, such as remote participation or video on demand, might be a better fit. A program submission applicant may also have an option to still present in Singapore under their own travel arrangement.

Haverá treinamento de palestrantes para a Wikimania 2023?

Sim, haverá treinamento de palestrantes, e avisaremos os palestrantes sobre a programação.

Vou encontrar mais recursos no wiki para este tópico?

Podes encontrar outros recursos e directrizes nesta wiki.


Tenho mais perguntas e elas não estão neste FAQ.

Se você tiver outras perguntas e elas não estiverem no FAQ, você pode enviar um e-mail para o subcomitê do programa em: wikimania(_AT_)wikimedia.org ou também adicionar suas perguntas à página de ajuda.