Programa

From Wikimania
This page is a translated version of the page 2022:Program and the translation is 93% complete.
Outdated translations are marked like this.

O programa completo está atualmente disponível aqui.
Abaixo estão informações sobre a programação geral, abordagem linguística e processo de seleção.

Tema, critérios e avaliação das sessões

A fim de promover transparência sobre como o comitê de revisão tomou decisões de programação, estamos publicando agora os critérios que usamos para avaliar as propostas de programas. Este ano, conforme declarado na chamada de propostas, queríamos nos concentrar em tornar o programa regional, divertido e acolhedor para os(as) recém-chegados(as). Priorizamos as sessões que melhor respondiam a esse critério, ao mesmo tempo em que tentamos incluir sessões sobre uma ampla variedade de tópicos.

Mantendo nossos objetivos principais em mente, usamos estes critérios específicos para avaliar as propostas:

  • Até que ponto a proposta deixa claro quais resultados os(as) participantes devem ser capazes de obter da sessão?
  • Até que ponto a proposta, os assuntos em discussão e/ou os(as) apresentadores(as) incorporam a diversidade de gênero, localização geográfica, comunidades sub-representadas, etc?
  • Até que ponto a proposta oferece algo divertido, útil, inovador ou importante para o evento?

Tivemos cinco grupos de revisão compostos de 3-4 revisores(as) cada. Os(As) revisores(as) receberam uma lista de sessões a serem revisadas sem os nomes dos(as) palestrantes ou informações de contato anexadas. Os(As) revisores(as) avaliaram cada proposta em uma escala de 1 a 5, sendo 1 baixo e 5 muito alto. No geral, a maioria das propostas recebeu pontuações muito altas e selecionamos as 20 melhores de cada grupo. Isso significa que algumas propostas que receberam pontuações muito altas foram cortadas devido a uma pequena diferença de pontos. No total, trabalhamos duro para aceitar mais da metade de todas as submissões.

Reconhecemos que algumas pessoas possam ficar frustradas com a forma como organizamos as sessões e o programa este ano. No entanto, queremos destacar os pontos que levaram o COT este ano a tomar essas decisões: Aprendemos com o ano passado que o número de faixas resultou em sessões em que havia muito poucas pessoas participando ou assistindo, o que pode causar frustração aos apresentadores. Também aprendemos que as pessoas precisavam de mais pausas. Tivemos que implementá-las, o que tirou o tempo do programa. Este ano estamos experimentando um formato híbrido, com algumas sessões presenciais em diferentes partes do mundo. Queríamos dar espaço para esses experimentos, mesmo que eles não concorram necessariamente com o programa online.

Planejando sua sessão se não fizer parte do programa principal

Pheedloop (a plataforma que usaremos para a Wikimania deste ano) permite que qualquer pessoa organize seu próprio espaço de rede social (até 25 pessoas). Esses espaços não terão tradução simultânea nem receberão suporte de equipe. Funcionarão como espaços auto-organizados. Incentivamos as pessoas que não fazem parte do programa principal a fazerem uso desses espaços, agendando palestras, encontros e discussões. Também temos uma categoria no Commons para abrigar conteúdo sob demanda para os(as) participantes transmitirem durante a Wikimania quando quiserem. Nós encorajamos você a enviar conteúdo para lá.

Desenho do Programa

Para o programa do festival esperamos ter uma mistura de conteúdo ao vivo e sob demanda, hospedado em diferentes 'tendas' online, como em um festival presencial.

  • Tenda 1: o espaço onde serão feitas palestras, notas, onde ocorrerá o entretenimento e iremos conhecer e encontrar pessoas e assistir a outros conteúdos importantes. Teremos segmentos regionais rotativos aqui para destacar vários projetos, indivíduos e afiliados por região.
  • Tenda 2: uma faixa de programação com sessões de organizações do movimento Wikimedia (capítulos, grupos de usuários, organizações temáticas e outros grupos de movimentos reconhecidos). As submissões para esta tenda estão abertas a todos os afiliados da comunidade Wikimedia.
  • Tenda 3: uma faixa de programação com sessões de indivíduos wikimedistas ou um coletivo de indivíduos. As submissões para esta tenda estão abertas a todos(as) - envie para apresentar sozinho ou com um grupo de co-apresentadores.
  • Hackathon: como é feito tradicionalmente - mas com uma novidade - o hackathon terá uma tenda durante toda a Wikimania para colaboração e cotrabalho contínuos.
  • Tenda de Compartilhamento: A Wikimania terá vários espaços virtuais onde os(as) participantes poderão socializar e conhecer outros(as) wikimedistas de todo o mundo e trabalhar juntos em projetos novos ou já estabelecidos. Mais informações serão fornecidas em breve.

Todo o conteúdo será arquivado assim que a Wikimania 2022 for concluída, como foi feito nos anos anteriores.

Agenda do Programa

A programação virtual da Wikimania 2022 atenderá aos(às) participantes em todos os fusos horários. A abordagem é otimizar para a zona que está sendo destacada naquele dia, além de fornecer horários que funcionem em diferentes zonas. Queríamos planejar com o todo global em mente, criando um cronograma que abrange muitas horas para permitir que cada região se conecte com todas as outras regiões.

Calendário da Wikimania 2022
Dia 1: Ásia/Oceania
11 de agosto
Dia 2: América
12 de agosto
Dia 3: África, Europa e Oriente Médio
13 de agosto
Dia 4: Dia Mundial
14 de agosto
Horários de programação Wikimania: UTC Wikimania: UTC
Hackathon: UTC
Wikimania: UTC
Wikimania: UTC
Hackathon: UTC
Wikimania: UTC
Wikimania: UTC
Festividades globais: UTC
Wikimania: UTC
Interpretação ao vivo do idioma principal Árabe, chinês, inglês, francês, espanhol, russo Árabe, chinês, inglês, francês, espanhol, russo Árabe, chinês, inglês, francês, espanhol, russo Árabe, chinês, inglês, francês, espanhol, russo
Interpretação ao vivo de idiomas adicionais Hindi, indonésio, japonês Português brasileiro Suaíli, turco, ucraniano Hindi, indonésio, japonês, português brasileiro, suaíli, turco, ucraniano

Multilingualidade no Programa

No passado, os programas da Wikimania atendiam apenas ao público anglófono. No entanto, queremos que o festival receba os(as) participantes nas línguas em que se sintam mais à vontade. A acessibilidade linguística no festival funcionará da seguinte forma:

  • Para todas as sessões (ao vivo e pré-gravadas) entregues em inglês, a Fundação Wikimedia fornecerá interpretação ao vivo em árabe, chinês, francês, russo e espanhol para permitir que um público maior participe livremente. Estaremos compartilhando mais sobre como isso será mais perto do evento.
  • Para todas as sessões (ao vivo e pré-gravadas) em árabe, chinês, francês, russo, espanhol, a Fundação Wikimedia fornecerá interpretação ao vivo para o inglês.
  • Além desses idiomas, haverá 1-2 idiomas adicionais suportados que serão alternados diariamente. As sessões ministradas em inglês receberão interpretação em 1-2 idiomas rotativos para esse dia, e as sessões ministradas nos idiomas rotativos receberão interpretação em inglês nesses dias. Mais informações sobre o suporte rotativo de idiomas, incluindo quais idiomas serão oferecidos.
  • Os(As) palestrantes são livres para ministrar sessões em outros idiomas, mas não podemos oferecer suporte de interpretação no momento.

Reconhecemos que não seremos capazes de acomodar todas as pessoas e comunidades, mas aprendemos com o processo da Estratégia do Movimento o quão importante é o multilinguismo e queremos continuar melhorando nossa abordagem linguística. Obrigado a todos(as) que forneceram seus comentários na pesquisa da comunidade.

Obter ajuda

Ler todas essas informações provavelmente deixou você com dúvidas. Estaremos fazendo reuniões para lhe dar respostas. Mais informações sobre quando e como participar serão fornecidas na próxima semana.

Enquanto isso, você pode deixar suas perguntas para a Equipe Organizadora Central nesta página de discussão ou enviando um e-mail para wikimania@wikimedia.org.