2023: Solicitação de bolsas de estudos/bolsas de viagem

From Wikimania
This page is a translated version of the page 2023:Scholarships/Travel Scholarship application and the translation is 100% complete.



16–19 August 2023, Singapore and Online
Diversity. Collaboration. Future.

A bolsa de viagem é para apoiar a participação na Wikimania em Singapura, incluindo voos, acomodação e registro. Haverá bolsas direcionadas para acadêmicos que vêm de países onde há um desequilíbrio monetário com o dólar de Singapura, tornando caro participar de algumas atividades extras, incluindo custos de transporte público da acomodação até o local. Essas bolsas serão distribuídas no sistema discricionário, conforme decidido pela equipe de bolsas com base nas decisões do programa.

Critérios de seleção

Fase 1

As candidaturas serão reprovadas na Fase 1 se qualquer dos seguintes critérios de reprovação se aplicar:

  1. O candidato recebeu uma bolsa em 2019, 2021 ou 2022, mas não concluiu o(s) relatório(s) pós-conferência.
  2. O candidato é um beneficiário atual ou anterior de qualquer programa de concessão do WMF e não está em conformidade.
  3. O pedido consiste em conteúdo fora do tópico ou abusivo.
  4. O candidato não fez um esforço razoável para responder às perguntas do formulário de inscrição.
  5. O candidato falhou em demonstrar quaisquer contribuições ou atividades significativas da Wikimedia que possam merecer a concessão de uma bolsa de estudos.a
  • Exemplos de "contribuições ou atividades significativas da Wikimedia" são os seguintes:
    • Colaborador ativo de um projeto Wikimedia (por exemplo, Wikipedia, Commons ou Wikisource), com pelo menos 50 contribuições recentes
    • Contribuidor de código MediaWiki, gadget ou outro criador de ferramentas para projetos Wikimedia
    • Envolvimento em alguma forma de organização Wikimedia (capítulo, organização temática ou grupo de usuários)
    • Wikimedia CheckUser, Admin, Bureaucrat, Steward ou voluntário VRTS (atual ou anterior)
    • Subsídios da Fundação Wikimedia
    • Participante de um programa da Wikimedia (por exemplo, parceria GLAM ou programa educacional)
    • Participante de eventos organizados pela Wikimedia (por exemplo, fotógrafo contribuindo para Wiki Loves Monuments (WLM), participante do workshop)
    • Organizador de eventos da Wikimedia (por exemplo, WLM, edit-a-thons)

A equipe do WMF reserva-se o direito de remover pessoas devido à sua conduta dentro/fora da wiki. Exemplos seriam aqueles em listas de banimentos globais e de eventos, ou sob sanções do Código de Conduta Universal da Wikimedia (UCoC).

As candidaturas às quais não se aplicam critérios de reprovação passarão para a Fase 2 para avaliação adicional.

Fase 2

Durante a fase dois, os candidatos serão avaliados em duas dimensões principais – relevant experience and enrichment - com cada candidato recebendo uma pontuação em uma escala de zero a dez para cada critério. Essas pontuações são então calculadas para dar a pontuação final da Fase 2 do candidato. Esses critérios foram selecionados com o objetivo de destacar candidatos que tenham experiências relevantes relacionadas à Wikimedia e demonstrem uma habilidade particular de usar sua experiência/aprendizado para enriquecer sua comunidade de origem.

Experiência relevante

A atividade dentro de projetos ou organizações da Wikimedia (capítulos, organizações temáticas e grupos de usuários) indica que um candidato agregará valor à Wikimania por meio das experiências e conhecimentos que adquiriu ao contribuir. Os candidatos são incentivados a escrever sobre suas experiências on-line e off-line em seus aplicativos usando qualquer idioma. A prioridade será baseada em links, ao invés de escrever uma boa história

As atividades de um candidato serão avaliadas de acordo com as seguintes dimensões:

  1. Colaboração – O grau de colaboração com outros indivíduos ou organizações para executar atividades
  2. Impacto – Resultados online ou offline devido às atividades da Wikimedia, descritos quantitativa ou qualitativamente
  3. Liderança da comunidade – Função(ões) desempenhada(s) e escopo das atividades dentro do movimento Wikimedia, por ex. membros que atuam em comitês ou líderes de projetos

Para auxiliar os candidatos, foram fornecidos os seguintes exemplos de "Impacto". No entanto, os candidatos devem se sentir à vontade para fornecer exemplos além do que está incluído abaixo:

Impacto on-line

Impacto off-line

Qualitativo

  • Maior conscientização sobre a importância de fontes confiáveis
  • Habilidades aumentadas/melhoradas de colaboradores no wiki (por exemplo, oficinas de edição organizadas)
  • Facilitou o envolvimento de leitores e editores novos/experientes (por exemplo, criou ou participou de espaços de orientação on-wiki)
  • Aprimorou a capacidade dos editores de serem mais produtivos no wiki (por exemplo, melhorou ou criou novos recursos do MediaWiki)
  • Maior conscientização sobre os projetos da Wikimedia por meio de canais fora da Wiki (por exemplo, postou artigos em blogs ou jornais ou fez uma apresentação em conferências não pertencentes à Wikimedia)
  • Melhorou a percepção pública da Wikimedia como uma fonte de informação confiável (por exemplo, deu uma palestra sobre os processos e políticas da Wikipédia que garantem a confiabilidade)
  • Maior diversidade de gênero, idioma ou geografia fora do wiki (por exemplo, organizou um evento destinado a aumentar a conscientização sobre grupos ou idiomas sub-representados)
  • Habilidades aumentadas/melhoradas de voluntários fora do wiki (por exemplo, organizou um evento onde os voluntários adquiriram conhecimento sobre defesa de políticas ou organização de eventos)

Quantitativo

  • Conteúdo identificado/abordado ou lacunas de categoria (por exemplo, número de artigos novos/melhorados em categorias subdesenvolvidas ou ausentes)
  • Disponibilizar fontes confiáveis ​​para editores (por exemplo, acesso obtido e compartilhado a fontes bloqueadas anteriormente)
  • Maior acesso à Wikimedia criando/melhorando um produto que aborda o acesso (por exemplo, códigos QR aprimorados ou Kiwix para oferecer suporte à Wikipedia off-line)
  • Novos editores (por exemplo, novos editores devido à organização de um workshop de edição)
  • Para eventos organizados, número de participantes que compareceram a um evento da Wikimedia que você organizou (por exemplo, para organizadores de concursos de fotografia, o número de participantes do concurso)
  • Para os programas da Wikimedia em que você está envolvido, o número de participantes ou voluntários apoiados (por exemplo, para os embaixadores do campus do Wikipedia Education Program, o número de alunos apoiados em um semestre)

Enriquecimento

Critérios

  • A capacidade de compartilhar experiências e informações com uma comunidade mais ampla indica que o candidato, se receber uma bolsa de estudos, poderá trazer essas experiências ou lições aprendidas na Wikimania de volta para casa, enriquecendo assim sua comunidade wiki ou país de origem. Os candidatos são incentivados a escrever sobre ou fornecer exemplos que demonstrem essa capacidade; alguns exemplos podem ser relatórios no wiki, postagens em blogs pessoais ou palestras/apresentações sobre o que aprenderam em um evento, conferência ou discussão.
  • Novo Usuário com menos de 2 anos de atividade que possa demonstrar comprometimento com o movimento por meio de suas ações neste período. Isso pode fornecer acesso a recursos para atividades em andamento ou ajudar a apoiar o crescimento de sua comunidade. Os candidatos são incentivados a escrever sobre ou fornecer exemplos que demonstrem essa capacidade; painéis de eventos que os mostram como organizadores ou participantes, relatórios, blogs pessoais ou comunidade sobre o evento.

Relatórios e outras obrigações

Nos anos anteriores, os estudiosos foram obrigados a escrever um relatório sobre o evento, incluindo declarações sobre como eles usaram o que viram para ajudar sua comunidade. Esses relatórios raramente são acompanhados e os participantes nunca são realmente responsabilizados pelo que planejam fazer depois. A necessidade de um relatório sobre os alunos participantes substituirá o relatório por tarefas voluntárias durante a Wikimania.

Tarefas voluntárias

  • Moderadors de sala - fazendo anotações em etherpads e expressando perguntas do público online para os palestrantes durante as perguntas e respostas
  • Suporte tecnológico, envio de vídeos para o Commons.
  • Inscrição
  • estar nas mesas do Expo space por um curto período
  • apoiar uma excursão

Perguntas de Aplicação

O pedido de bolsa será dividido em seções;

  1. Encaminhe com reconhecimento básico e aceitação das condições de inscrição. Opção de compartilhar dados com sua afiliada local que também pode oferecer bolsas de estudo caso você não tenha sucesso.
  2. Detalhes da viagem, nome, nome de usuário, cheque de passaporte (sem número coletado), localização, nacionalidade e aeroporto de escolha. Você opta por viajar de trem ou outro meio para reduzir seu impacto de carbono.
  3. Dados demográficos; não tem nenhum impacto nos pedidos e será anonimizado antes de ser usado para relatórios da Wikimania e destruído quando concluído.
  4. Perguntas de avaliação, links para verificar atividades e conquistas são mais importantes do que sua capacidade de contar uma boa história.

A pergunta será postada abaixo assim que as inscrições forem abertas